Programa Inicial das Jornadas Taurinas “Vamos Falar de Toiros!”

É já na próxima sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de Março, pelas 20H30 que têm início as Jornadas Taurinas “Vamos Falar de Toiros!” na Casa da Lata da Ribeirinha. No primeiro dia de jornadas a corrida de toiros à portuguesa será alvo de debate com uma mesa moderada pelo aficionado João Paes. A dinastia Pamplona estará representada na mesa pelos cavaleiros profissionais João Carlos Pamplona, Tiago Pamplona e João Pamplona, no que diz respeito ao tema de forcados a responsabilidade será do Cabo dos Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, enquanto o bandarilheiro profissional José Leonardo irá transmitir informação do ponto de vista do trabalho desenvolvido pelos peões de brega. Também serão abordados aspetos relacionados com a direção de corrida pelo delegado técnico tauromáquico – diretor de corrida Carlos João Ávila, e toques de cornetim pelo músico Marco Rocha.

No dia seguinte, o tema de debate será o toureio a pé moderado pelo aficionado José Parreira. Como participantes a mesa reúne representantes das ganaderias Rego Botelho e Casa Agrícola José Albino Fernandes. Carlos João Ávila voltará a abordar aspetos direção da corrida no que concerne ao toureio a pé, e os bandarilheiros profissionais José Leonardo e Jorge Silva irão dedicar-se ao tema do tércio de bandarilhas. O músico Marco Rocha e António Rocha irão abordar os toques de cornetim na lide a pé. Completam as participações das mesas, os médicos veterinários Dr. Vielmino Ventura e Dr. José Paulo Lima. Da parte do Dr. Vielmino Ventura irão ser abordados aspectos relacionados com o reconhecimento dos toiros para a lide e a recolha de animais inválidos. Por sua vez, o Dr. José Paulo Lima irá dedicar-se à preparação do toiro para a lide durante a sua vida nas ganaderias bravas.

O início das jornadas também ficará marcado pela exposição fotográfica “Touros e Touradas” da autoria dos fotógrafos André Sousa, André Pimentel e André Fagundes.


Noticia 3_jornadas ribeirinha