Ciclo de Tentas 2014

cartaz_2014.cdr

Por mais um ano consecutivo o Ciclo de Tentas volta a afirmar-se como um evento taurino relevante e de extrema importância para a tauromaquia da ilha Terceira, que, além de promover a cultura taurina na sociedade da ilha Terceira, dá um contributo importante ao desenvolvimento das ganadarias bravas locais. Este ano o evento decorrerá entre os dias 17 (sexta-feira) e 19 de Outubro (domingo) e tem a organização das juntas de freguesia da Agualva, Doze Ribeiras, Santa Bárbara e Terra-Chã, e da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

O Ciclo de Tentas 2014 conta com o forte atractivo de receber a prestigiada figura de Diego Urdiales que recentemente triunfou na Feira de Outono em Madrid, e o triunfador da Feira Taurina de São João 2014, Juan Leal. As tentas terão ainda a presença de toureiros lusos: Paco Velásquez, que, pela primeira vez vem à ilha Terceira como matador de toiros, e Manuel Dias Gomes regressará depois de ter participado no Ciclo de Tentas 2013.

As reses a lidar pertencem às ganadarias terceirenses de Francisco Sousa, Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Gaspar. O tércio de varas ficará a cargo dos picadores Simão Neves e José Faveira, e as faenas serão auxiliadas pelos bandarilheiros locais.

Ao longo dos tentadeiros ainda serão lidadas reses a cavalo pelos cavaleiros locais Tiago Pamplona, Rui Lopes e João Pamplona. No final das lides a cavalo irão pegar os grupos de forcados amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Ramo Grande. Como é habitual neste evento, as intervenções feitas na arena serão comentadas pelo Ex.º Sr. Maurício do Vale.

O Ciclo de Tentas 2014 irá começar no dia 17 de Outubro pelas no tentadeiro de Santa Bárbara e termina no dia 19 na Praça de Toiros da Ilha Terceira. Durante o fim-de-semana as tentas comentadas irão decorrer com horário semelhante aos anos transactos. As tentas matinais terão inicio às 11h00 e as da tarde às 17h00.

Programa do Ciclo de Tentas 2014:

Dia 17 de Outubro (sexta-feira) – 18h00
Local: Tentadeiro de Santa Bárbara

Dia 18 de Outubro (sábado)
Tenta matinal – 11h00
Local: Tentadeiro da freguesia das Doze Ribeiras
Tenta da Tarde – 17h00
Loca: Praça de toiros desmontável da freguesia da Agualva

Dia 19 de Outubro (domingo)
Tenta matinal – 11h00
Local: Tentadeiro da freguesia da Terra-Chã
Tenta da Tarde – 17h00
Local: Praça de Toiros Ilha Terceira (Angra do Heroísmo)