Reportagem: O Ciclo de Tentas 2014

Entre os dias 17 e 19 de Outubro decorreram os tentadeiros do Ciclo de Tentas 2014. O evento organizado pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense e juntas das freguesias de Santa Bárbara, Doze Ribeiras, Agualva e Terra-Chã, mostraram mais uma vez uma forte componente pedagógica para os aficionados e voltaram a dar um contributo importante à selecção das ganadarias terceirenses.

Ao longo de três dias de tentadeiros o público pode observar a seriedade do trabalho realizado pelas ganadarias terceirenses de Francisco Sousa, Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Gaspar (filho) evidenciaram qualidades, e apreciar as qualidades das reses lidadas. Além do mais, o Ciclo de Tentas voltou a traduzir-se num importante evento de carácter pedagógico, onde o grande público teve a oportunidade de absorver os excelentes e entusiasmantes conhecimentos do Ex.º Sr. Maurício do Vale.

As faenas estiveram a cargo dos matadores de toiros Diego Urdiales, Juan Leal, Paco Velásquez, e pelo novilheiro Manuel Dias Gomes. Na arena os toureiros estiveram dispostos diante das reses, conseguindo momentos de toureio de elevada qualidade. As faenas foram auxiliadas pelos bandarilheiros locais Jorge Silva, José Leonardo, Diogo Coelho e Gonçalo Toste.

A importante e indispensável sorte de varas ganhou grande relevância em todas as tentas do ciclo. Em todos os tentadeiros o tércio de varas teve em grande evidência e foi compartilhado com enorme êxito e mérito pelos picadores Simão Neves e José Faveira. Destacou-se o tércio de varas realizado por José Faveira a um toiro lidado da ganadaria da ganadaria de João Gaspar (filho) com cinco anos de idade e de excelente trapío.

O Ciclo de Tentas 2014 ainda deu lugar ao toureio a cavalo e intervenções de forcados. Assim sendo, na freguesia de Santa Bárbara Rui Lopes lidou um toiro de Rego Botelho e actuaram os Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Na última tenta do ciclo, realizada na Praça de Toiros Ilha Terceira lidaram os irmãos Tiago e João Pamplona um toiro cada um, ambos da ganadaria de Rego Botelho, e as pegas ficaram a cargo dos forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande.

Veja as fotografias do Ciclo de Tentas 2014, que foram gentilmente cedidas por Paulo Gil.

– Dia 17 de Outubro de 2014 Freguesia Santa Bárbara



– Dia 18 de Outubro de 2014 Freguesia das Doze Ribeiras Tentadeiro matinal



– Dia 18 de Outubro de 2014 Freguesia da Agualva Tentadeiro da tarde



– Dia 19 de Outubro de 2014 Freguesia da Terra-Chã Tentadeiro matinal



– Dia 19 de Outubro de 2014 Praça de Toiros Ilha Terceira Tentadeiro da Tarde